ROTA ARCAICA #3
A sobreposição entre um percurso parisiense sobre a cidade de São Paulo, sob a ótica das 26 imagens do Neutro, propostas por Roland Barthes:
"... chamo de Neutro tudo o que burla o paradigma.(...) Paradigma é o que? É a oposição de dois termos dos quais atualizo um, para falar, produzir sentido."
/ The overlap between a Parisian walk on the city of São Paulo, from the perspective of the 26 images of the Neutral, proposed by Roland Barthes:
"... I call Neutral everything that mocks the paradigm ... What is paradigm? It is the opposition of two terms of which I actualize one, to speak, to make sense."/
01 BENEVOLÊNCIA
/ BENEVOLENCE /
"Indivíduo tomado pela benevolência: sente bem essa dupla exigência, de cujo primeiro polo desconfia e de cujo segundo polo não gosta."
02 FADIGA
/ WEARINESS /
“Neste sentido é que se pode dizer que a fadiga não é um tempo empírico, uma crise, um acontecimento orgânico, um episódio muscular – mas uma dimensão quase metafísica, uma espécie de ideia corporal (não conceitual) uma cinestesia mental: o toque, o tato mesmo da infinitude: acompanho meu trabalho de seu infinito.”
05 SONO
/ SLEEP /
“Estou sempre dormindo; preciso de tempo para acordar, para entender”;
06 AFIRMAÇÃO
/ AFFIRMATION /
“Aspecto sistemático, Gide: “Já não escrevo nenhuma frase afirmativa sem antes tentar acrescentar ‘talvez’.” E na ordem das condutas (...) Walter Benjamin e a experiência do H: Foi com um talvez bem fraco que tudo começou. Tudo isso: fundamentos difíceis de um discurso do talvez.”
07 COR
/ COLOR /
“Portanto é lógico que Bosch tenha confiado ao camafeu, ao Neutro, a representação do início da criação, quando ainda está bem próxima, mesclada à indistinção original.”
08 ADJETIVO
/ ADJECTIVE /
“Paracelso:“Tudo o que é corporal é uma essência, plantas, árvores animais, porém cada um difere porque no começo o verbo fiat imprimiu-lhe uma qualidade.” Em Boheme a visão de qualitas é menos transcendente, mais veemente, mais “visceral”: a qualitas sobe das coisas como uma força, a impressão do nome vem de dentro como uma tinta forte que se torna visível.”
16 CONFLITO
/ CONFLICT /
"Assim talvez seja preciso compreender certos conflitos atuais: conflitos menores,marginais, visivelmente assumidos, desencadeados não para ‘ganhar’, ‘fazer triunfar’, mas para ‘manifestar’ (...) = exatamente o Deus de Boheme: quer manifestar-se, revelar-se (em primeiro lugar a si mesmo) e o faz por meia da divisão, do mal: Deus é uma passeata.”
17 OSCILAÇÃO
/ OSCILLATION /
Luta entre a inconcludência das atitudes e a tendência da imagem a estabilizar-se, a reter-se: pois o destino da imagem é a imobilidade.